A LAMINAÇÃO
Por Luis Lessa [gerente de produção da Tropical Brasil]
Depois do shape ser pintado de acordo com a encomenda ele vai para o setor de laminação, onde irá receber reforços de tecidos de fibra de vidro com resina, aplicada com espátulas de diferentes densidades. Normalmente usa-se uma para o fundo e o deck e outra para virar a fibra nas bordas. Esse processo é responsável por impermeabilizar e dar resistência à prancha.
Depois que o glass está seco é aplicado um banho de só de resina. Esse banho é necessário para deixar a superfície mais regular permitindo que a prancha possa ser lixada sem que a fibra sofra desgaste excessivo.
Após essa laminação ela irá para o setor de instalação das quilhas, onde o cliente pode escolher entre um sistema de encaixe ou quilhas fixas.
Sistema instalado, a prancha segue para o setor de lixa a seco (sand) onde a prancha é toda lixada, praticamente reshapeada, retirando as imperfeições referentes à laminação, rebarbas de colagem do sistema de quilhas e, importante, definição de todas as linhas angulares que havia no shape antes de aplicada a fibra.
Agora ela estará pronta para receber o que chamamos de banho final. Um preparado especial de resina, parafina, e alguns componentes químicos fazem com que o banho fique perfeito. Lisinho. A aplicação é feita com pincel, sempre em duas etapas, primeiro o fundo depois o deck. Assim impermeabilizamos ainda mais a prancha e cobrimos as marcas de lixa seca que deixam muitos riscos.
Depois de tudo isso a prancha ficará numa estufa de aquecimento para que possa ficar bem dura ou curada.
Um dia depois partimos para a etapa de acabamento final, ou lixa d’água. Essas lixas, de granulatura mais fina, são usadas sobre a superfície constantemente molhada da prancha, por isso “lixa d’água”. Nessa fase será dado o acabamento final. Ele poderá ser fosco ou polido de acordo com o pedido do cliente. No caso de polimento ainda serão usados outros produtos abrasivos aplicados à máquina, um tipo de super enceradeira.
Pronto, falta só ela ser inspecionada pelo controle de qualidade e seguir pra praia mais próxima. |